PrevenMatoGrosso promove reunião com Secretário de Indústria e Comercio Turismo e Mineração de Sinop



“Secretário de Indústria e Comercio Turismo e Mineração de Sinop, Zeno Schneider, Coordenadora do Centro de Eventos Governador Dante Martins de Oliveira, Iara Knabben, Representante da PrevenMatoGrosso, José Maria – Técnico em Segurança do Trabalho.

Representante da PrevenMatoGrosso – José Maria (Técnico em Segurança do Trabalho), reuniu-se na tarde da última segunda feira, 23, com o Secretário de Indústria e Comercio Turismo e Mineração de Sinop, Zeno Schneider, Coordenadora do Centro de Eventos Governador Dante Martins de Oliveira, Iara Knabben, e a Assistente Social – Iraci Ferreira (parceira do evento).

Nessa reunião foi oficializado a parceria da Secretária de Indústria e Comercio Turismo e Mineração, com a PREVENMATOGROSSO – 1ª Feira de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado de Mato Grosso. Em sua 1ª edição neste ano, no período de 31/07 a 01/08/2015 o evento será realizada no Centro de Eventos de SINOP. “O secretário destaca a importância do evento para a cidade e região e as novas possibilidades de melhoria e crescimento da indústria e do comércio do município e região”, frisou Zeno Schneider.

Secretário de Indústria e Comercio Turismo e Mineração de Sinop, Zeno Schneider, Coordenadora do Centro de Eventos Governador Dante Martins de Oliveira, Iara Knabben, Representante da PrevenMatoGrosso, José Maria – Técnico em Segurança do Trabalho.

Secretário de Indústria e Comercio Turismo e Mineração de Sinop, Zeno Schneider, Coordenadora do Centro de Eventos Governador Dante Martins de Oliveira, Iara Knabben, Representante da PrevenMatoGrosso, José Maria – Técnico em Segurança do Trabalho.

Sobre a Feira de Saúde Segurança do Trabalho:

Objetivo do evento é o desenvolvimento de uma cultura cada vez mais prevencionista, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.

Com entrada gratuita, o encontro reunirá mais de 40 empresas expositoras e cerca de 5 mil visitantes, que buscam novidades e soluções voltadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
PrevenMatoGrosso, o mais importante encontro para o setor de saúde e segurança do trabalho e indústria de proteção de segurança do trabalho no estado de Mato Grosso. O evento irá difundir a importância da prevenção de acidentes e doenças no trabalho. Voltada para discutir a prevenção dos acidentes e doenças no trabalho e apresentar as últimas novidades do setor.

Promovido pela PrevenMatroGrosso – Feira de Saúde e Segurança do Trabalho, o evento tem como objetivo o desenvolvimento de uma cultura cada vez mais prevencionista, não somente no ambiente de trabalho, mas também fora dele.
O público-alvo profissionais de segurança do trabalho, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos do trabalho, engenheiros e técnicos de segurança no trabalho, bombeiros, engenheiros sanitarista, inspetores de risco, professores, estudantes de cursos técnicos e universitários, empresários entre outros.

Acidentes do trabalho no Brasil

Apesar das fortes campanhas, legislação e fiscalização cada vez mais rigorosas, grande parte dos acidentes de trabalho ainda decorre da falta de treinamento e do não uso ou falta de equipamentos de proteção individual.
De acordo com dados dos Ministérios da Previdência Social (MPS) e do Trabalho e Emprego (MTE), em 2010, foram registrados 701.496 acidentes de trabalho. Os números oficiais destes acidentes no país se referem apenas ao setor formal do mercado de trabalho, não se contabilizando quase 20 milhões de trabalhadores informais que não contribuem para a previdência. O custo gerado pelos acidentes entre trabalhadores de empresas com carteira assinada é estimado em cerca de R$ 70 bilhões.

Acidentes do trabalho em Mato Grosso

Número de acidentes de trabalho é alarmante em Mato Grosso. Mato Grosso é um dos estados com pior situação do país em acidentes de trabalho. Para cada 100 mil habitantes são registradas 20 mortes por ano. Os dados foram apresentados pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Oreste Dalazen, durante debate em Cuiabá, sobre o programa Trabalho Seguro, que é desenvolvido pela justiça trabalhista do país.

O juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Paulo Brescovici ressalta que na região Centro-Oeste, Mato Grosso é o estado que mais tem acidentes de trabalho. “Foram quase 3 mil acidentes de trabalho no último período que foram coletadas essas informações. No Brasil como um todo, nós temos um índice bem alarmante, quase 800 mil acidentes de trabalho que foi o que nos mostrou a última estatísticas”. Saiba mais (Clique aqui)

Diversas são as causas das ocorrências, como riscos ergonômicos, acidentes de trajeto, travamento de máquinas e equipamentos, até quedas, entre outros. Os acidentes mais frequentes são fraturas, luxações e outros ferimentos graves até a morte. Em seguida aparecem casos de distúrbios relacionados ao esforço repetitivo (Ler/Dort) e dores nas costas, onde a prevenção se dá por correções posturais, adequação do mobiliário e dosagem da carga de trabalho. Na sequência, os transtornos mentais e comportamentais como depressão, estresse e ansiedade.
A PREVENMATOGROSSO, destaca que uma cultura de trabalho saudável, minimizando riscos e acidentes, começa com o comprometimento de empresários e gestores. Para ele, a segurança e saúde do trabalho tem apresentado evolução continuada, com o aprimoramento das normas, dos equipamentos, dos profissionais e a propagação de informações.

Prevenção

Paralelamente à feira, eventos simultâneos voltados à prevenção como: seminários, workshop, palestras, encontros de investimento e eventos técnicos, voltada para os segmentos de prevenção de acidente de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho, que agrupará em um mesmo espaço empresas fornecedoras e importantes as principais players do mercado de saúde e segurança do trabalho e proteção.

E é dentro desse cenário que a PrevenMatoGrosso contará com vários expositores, cerca de 40 empresas que irão apresentar o que existe de mais moderno na área de segurança e proteção ao trabalhador, com soluções voltadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, como novidades para trabalho com risco de queda, risco elétrico, risco de corte e em local confinado, entre outros. Ainda, linhas de vestimentas especiais antichama e de ferramentas para trabalho como protetores auditivos e faciais, cintas ergonômicas, capacetes e óculos de segurança, proteção respiratória, calçados de segurança, creme de proteção, luva de segurança e impermeáveis. Além disso, parcerias estabelecidas na 1ª edição em 2015, intensificaram-se na 2ª edição (cidade a definir), garantindo a amplitude do evento em nível de estado.