PrevenMatoGrosso entra no calendário Brasileiro oficial de Exposições e Feiras do Governo Federal


PrevenMatoGrosso entra no calendário Brasileiro oficial de Exposições e Feiras do Governo Federal

3ª EDIÇÃO – CUIABÁ CAPITAL

O Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras é uma publicação oficial do Governo Federal. Editado anualmente desde 1969, abrange eventos dos mais variados setores, evidenciando a multiplicidade da economia de nosso País.

Atualmente, o Calendário é organizado e editado em ação conjunta do Departamento de Políticas de Comércio e Serviços (DECOS), da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A parceria entre os referidos Ministérios teve início com a criação do Grupo de Trabalho Interministerial Permanente, instituído pela Portaria nº 5, de 11 de janeiro de 2008.

A versão impressa do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, em português, inglês e espanhol, é distribuída, gratuitamente, em todo o Brasil para promotoras de eventos, empresas, prefeituras, câmaras de comércio, entidades representativas do setor privado, órgãos públicos, centros de convenções, consulados, embaixadas e a qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em receber o exemplar, conforme disponibilidade. No exterior, a distribuição é realizada pelo Itamaraty, por meio dos Setores de Promoção Comercial (SECOM), localizados nas embaixadas e nos consulados brasileiros.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), ao promoverem a publicação anual do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, acreditam que as feiras proporcionam ótimas oportunidades para a divulgação e comercialização de produtos e serviços e, ainda, cumprem um papel importante na disseminação de conhecimentos sobre negócios.

Por intermédio das feiras, pode-se mostrar ao mundo a variedade e as características dos produtos comercializados no País. Em termos de resultados, o ambiente das feiras possibilita a negociação imediata dos produtos e serviços expostos e a criação de um intercâmbio comercial permanente.

Existem diversos tipos de exposições no Brasil de diferentes segmentos, desde saúde e beleza até engenharia e arquitetura. As feiras especializadas possibilitam o contato com clientes potenciais e fornecedores, representantes e distribuidores, além de oferecerem às empresas participantes oportunidades de terem o contato com os
concorrentes, de se atualizarem sobre as novidades do mercado e de conhecerem de perto a oferta de cada um deles.

Nesse sentido, o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras é uma ferramenta valiosa para o empresário brasileiro e estrangeiro, pois relaciona diversos eventos que podem se traduzir em novas oportunidades de negócios. As feiras propiciam traçar estratégias comerciais, elevam a competitividade frente ao exigente mercado globalizado e promovem o turismo de negócios, contribuindo, assim, para o crescimento econômico do País.

Bons negócios!

Fonte: Calendário Brasileiro de Exposições e Feira