Governo do Estado de Mato Grosso | Setas e Fundacentro lançarão ações para reduzir acidentes de trabalho


Mato Grosso: Setas e Fundacentro lançarão ações para reduzir acidentes de trabalho

11115861_952542381453109_5685957648707665874_n

SANDRA CARVALHO
Assessoria/Setas-MT
Com ações já previstas para este mês por ocasião do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28.04), o secretário de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Valdiney de Arruda participou nesta terça-feira (31.03), em Brasília, do lançamento da Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho.

Na oportunidade, Valdiney de Arruda encontrou-se com a presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Maria Amélia Souza Reis, com quem conversou sobre o desenvolvimento de ações conjuntas para reduzir os casos de doenças, acidentes e mortes no trabalho. “Estamos preparando junto com a Fundacentro um evento em Cuiabá para lançar o Abril Verde”, anuncia o secretário.

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, que tem o objetivo de trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

“As mobilizações são necessárias para reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador e contribuir para a redução dos índices também é prioridade do governo de Mato Grosso”, completa Valdiney de Arruda, informando que a Setas já está concluindo a programação da grande mobilização do dia 28 de abril e que inclui a distribuição de uma cartilha com orientações sobre acidentes de trabalho.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado em 2003 no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho. No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121.

Fonte: Governo de Mato Grosso: Setas-MT