Como escolher a feira de negócios correta para expor


Como escolher a feira de negócios correta para expor

Expor em feiras de negócios, expos, convenções e outras exposições dá as empresas uma oportunidade única de venda – que pode inclusive ajudar na geração de mais leads, encontrar mais fornecedores, checar os competidores, fazer networking e conseguir publicidade. Resumindo, pode-se conseguir em uma feira, o que levaria semanas ou meses para ser conseguido caso os funcionários ficassem no escritório. Isso pode, inclusive, ajudar a economizar dinheiro – de acordo com o Center for Exhibit Industry Research (CEIR), custa 62% menos fechar uma venda de um lead gerado em uma feira do que um originado no dia a dia da empresa.

No entanto, para cumprir tudo que foi descrito acima, a feira deve ser planejada corretamente, o que significa: 1) escolher a exposição correta, 2) definir objetivos claros, 3) criar uma exposição efetiva, 4) promover a presença na feira e 5) planejar a estratégia de follow-up no pós-feira.

A publicação de hoje visa ajudar os profissionais que estão passando pelo momento de planejamento da participação na feira a como escolher a melhor feira. Têm dicas práticas e valiosas sobre o primeiro dos cinco pontos abordados acima e foi baseado em um artigo escrito pelo New York Times, denomidado “Effective Trade Show Planning” (Planejamento Efetivo em Feiras de Negócio).

FAÇA UMA LISTA COM AS FEIRAS EM POTENCIAL

Dentre as inúmeras opções de feiras de negócios que existem, escolher a que trará o maior benefício de investimento de tempo e dinheiro não é uma tarefa fácil.

Um bom começo é buscar pelas feiras que casam com seu produto ou serviço. Uma dica relevante é procurar em sites de busca de feiras, feiras que se encaixam no seu segmento de atuação.

Outras fontes de pesquisa de feiras são:

• Associações de indústrias, já que muitas feiras são patrocinadas por grupos de indústrias.

• Câmaras de comércio regionais para ajudar a encontrar feiras locais menores, caso o objetivo seja atingir o público local.

• Revistas especializadas em segmentos específicos.

NÃO ESCOLHA APENAS PELOS NÚMEROS

Feiras gigantes, com alto fluxo de visitantes podem, na verdade, ser um desperdício de tempo e dinheiro se esses visitantes não forem compradores ou potenciais clientes. Atente-se às estatísticas dos últimos anos da feira para avaliar se o perfil dos visitantes da feira se encaixa com o perfil de consumidores de seu produto ou serviço. Esse tipo de informação deve ser fornecida pelo organizador da feira.

PEÇA AJUDA AOS CLIENTES

Conversar com clientes para saber em quais feiras do segmento eles costumam ir contribui bastante para a pesquisa de potenciais feiras, já que as feiras que eles costumam ir, devem atrair outros potenciais clientes com o perfil semelhante ao deles.

CONFIRA ANTES DE DECIDIR EXPÔR

Participar como visitante, antes de decidir expôr, é uma das melhores maneiras se avaliar uma feira. Quais impressões ficaram sobre a feira? Ela é ativa? As pessoas que estão andando pela feira são realmente potenciais clientes para seu produto ou serviço? Quem está expondo? Eles estão realmente relacionados a seu segmento de atuação? Quais de seus produtos/serviços são mais adequados à essa feira?

AVALIE COM CUIDADO

Uma vez feita uma lista com potencias feiras, questione os seguintes pontos para determinar se essas feiras estão adequadas a seus objetivos ou não:

• Ela é grande o suficiente para atrair uma quantidade significativa de potenciais clientes e fornecedores, mas não tão grande a ponto de você estar concorrendo com os gigantes do seu segmento?

• Ela é, geograficamente, a feira correta para atrair seus consumidores – isto é, os visitantes são locais, nacionais, regionais ou globais?

• Ela é marcada em uma data onde será possível atender os novos negócios gerados e fazer o acompanhamento adequado dos leads gerados?

• O organizador da feira é confiável e tem comprovação do sucesso da mesma para os últimos expositores?

NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA

Algumas feiras populares têm os estandes vendidos rapidamente. Demorar muito, pode levar à uma lista de espera ou a chances bem pequenas de conseguir um estande com uma boa localização.

E você, tem mais dicas para a hora de escolher a feira em que sua empresa vai participar?

Usa coisas diferentes das que abordamos hoje em nossa publicação?

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Fonte: sharespot – COMO ESCOLHER A FEIRA DE NEGÓCIOS CORRETA PARA EXPOR